A segurança e medicina de trabalho estão previstas em lei por meio da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) portanto é algo imprescindível a qualquer empresa — afinal, os colaboradores têm direito a um ambiente de trabalho salubre e sem riscos de acidentes. Para isso, as organizações precisam contratar o serviço de assessoria em Segurança e Medicina do Trabalho.
Podemos dizer que essa consultoria realiza todo o trabalho direcionado ao cumprimento das normas vigentes de segurança, impedindo que a organização sofra penalidades.
Mas, afinal, como é feito? Conheça esse nosso serviço. Acompanhe para conferir tudo sobre a assessoria em Segurança e Medicina do Trabalho!
Obviamente, toda função possui seus riscos. Ao passo que algumas podem criar problemas respiratórios a longo prazo, por exemplo, outras podem ocasionar acidentes fatais. Justamente por isso, é fundamental o esforço de reduzir ou mesmo extinguir esses riscos, tanto quanto possível.
Nesse sentido, a Segurança e Medicina do Trabalho são um conjunto de tecnologias e práticas cujo foco é proteger o colaborador no ambiente corporativo, reduzindo ou evitando doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. Podemos citar entre as suas principais ações identificar, analisar e fiscalizar todas as situações de risco, possibilitando a promoção da saúde e a prevenção de acidentes.
Como dissemos, a consultoria em Segurança e Medicina do Trabalho opera disponibilizando auxílio às empresas. Seu principal objetivo é adaptar a empresa-cliente às legislações brasileiras trabalhista, ambiental e previdenciária, assim como às normas técnicas nacionais e internacionais, caso seja necessário.
Muitas vezes, essa assessoria é contratada por organizações que ainda não possuem um Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) próprio, e às vezes por algumas que já o possuem.
Assim, ela é capaz de garantir um ambiente de trabalho mais seguro, saudável e eficiente tanto para os funcionários como para a gestão e a organização, como um todo.
Toda assessoria de Segurança e Medicina do Trabalho deve ser realizada com a execução de um diagnóstico de segurança para as instalações da empresa, de acordo com cada NR (Norma Regulamentadora). Isso é formado pelos seguintes serviços:
Após elaborar esse diagnóstico, a empresa de assessoria poderá tomar os devidos cuidados com relação a cada processo empresarial — tornando possível, assim, que todos os procedimentos necessários sejam implementados a fim de assegurar a segurança dos empregados em suas ações.
A contratação de uma consultoria possibilita prever, reconhecer, analisar e monitorar todos os riscos característicos ao ambiente de trabalho por meio da ação de profissionais capacitados.
Além disso, a empresa pode doutrinar os colaboradores não só por meio de treinamentos, mas também de ordens de serviço e precauções para evitar doenças ocupacionais e acidentes de trabalho — garantindo que a organização aplique todas as medidas definidas pelo Ministério do Trabalho.
Sabemos que trabalhar o capital humano é uma ação muito importante, delicada e difícil. Levando em conta que esse é o maior patrimônio que uma organização pode ter, cabe às empresas ficar alerta a essa prioridade — e contar com o apoio de uma empresa de Consultoria em Segurança e Medicina do Trabalho altamente competente pode ser fundamental nessa tarefa difícil.
Obviamente, quando acontece algum acidente, o empresário é quem tem o dever de assumir todos os custos provocados tanto à empresa quanto a todos os envolvidos. Agora, caso a organização tenha os programas de segurança devidamente estabelecidos, esses acidentes podem ser evitados.
Além disso, pelo fato de as NR’s serem obrigatórias, se não estiver de acordo com elas a sua empresa poderá pagar multas demasiadamente caras, podendo até sofrer a interdição do negócio. Por outro lado, atender essas normas também é um excelente investimento de retornos a curto, médio e longos prazos. Afinal, isso resulta, dentre outras coisas, em:
Diante de tudo isso, contratar uma empresa que zele por essa área ainda economiza o seu tempo e o seu dinheiro. Além disso, com o eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas), as leis trabalhistas serão estabelecidas e acompanhadas digitalmente.
Vale dizer, também, que não se adequar ao eSocial potencializa o risco de não cumprimento das obrigações. Aderir a esse sistema pode parecer um grande problema, devido ao fato de ele ser um apanhado de exigências — todavia, com auxílio de uma boa assessoria especializada, todo o processo se torna muito mais eficaz.
A sua padronização permitirá uma checagem mais rápida e simples das informações, e possibilitará que elas se cruzem entre os departamentos da organização. Afinal, todos os adicionais de pagamento serão notificados em eventos paralelos, pela Segurança e Saúde Ocupacional e pelo RH, além de algumas informações como a emissão de CAT (Comunicação de Acidentes do Trabalho) e ASO (Atestados de Saúde Ocupacional).
Enfim, podemos afirmar que a organização que investe em uma assessoria de Segurança e Medicina do Trabalho obtêm muitas vantagens. Com a implementação de programas e treinamentos, a realização de laudos e as auditorias em dia, é possível otimizar a sua produção e reduzir gastos adicionais com a eventual perda de mão de obra, em casos de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.
As funções dos profissionais que atuam na segurança do trabalho podem variar de acordo com o nível da formação, e cada profissional tem papel importante na composição da equipe.
Veja as principais funções:
Confira as funções relacionadas:
Veja as atribuições do cargo:
Veja as principais funções:
Tirei dúvidas em relação ao MEI e INSS através do WhatsApp e foram bastante solícitos e atenciosos.