Você sabe quais são os cuidados que o empresário precisa ter com relação ao registro da contabilidade de uma empresa? É muito importante que o empreendedor esteja ciente de todos os assuntos relacionados a esse tema. É a partir desta rotina que a contabilidade da empresa pode ser feita da maneira correta. Portanto, o empresário precisa entender esse conceito, quem deve fazer, qual a sua importância, quais são as suas responsabilidades e as do contador, quando esse registro precisa ser feito e o que é necessário fornecer.
O registro tem como função registrar todos os eventos econômicos e financeiros ocorridos dentro de uma empresa. É nele que você vai poder verificar quais são os benefícios, os direitos, as obrigações, o que a empresa teve de receita, de despesa, enfim, quanto ela, efetivamente, está gerando de lucro ou de despesa.
O registro contábil de uma empresa é obrigatório, conforme a ITG (Interpretação Técnica Geral) 2000, aprovada pela Resolução do CFC (Conselho Federal de Contabilidade) 1330 de 2011, e é aplicado para qualquer tipo de empresa independentemente do formato jurídico ou do porte financeiro.
O Registro Contábil deve ser feito por um contador ou um técnico em contabilidade. Mas o procedimento é sempre feito em conjunto com você, que é dono das informações. Assim sendo, é essencial a sua colaboração como empresário para esta tarefa.
É através dos dados contábeis que você consegue verificar qual a saúde financeira da sua empresa, qual o total de bens acumulado, qual o patrimônio líquido apurado, se você obteve o lucro almejado ou não, inclusive, é através dessa informação que você consegue verificar quais são os dividendos disponíveis para sua retirada.
O contador deverá proceder o registro da contabilidade seguindo as normas indicadas pelo Conselho Federal de Contabilidade. É de sua responsabilidade a aplicação técnica e ética sobre os dados recebidos.
Com relação ao empresário, é de responsabilidade dele fornecer todas as informações econômicas e financeiras de forma completa, clara e idônea. Ao término de cada exercício, o empresário deverá emitir uma carta de responsabilidade da administração onde ele declara que todos esses dados foram entregues.
A norma diz que a contabilidade precisa ser registrada tempestivamente. Neste caso, ela não indica quando e de que forma. Normalmente é aplicado que o registro aconteça mensalmente. Ou seja, é importante que você encaminhe as informações todos os meses para o seu contador.
Isso vai depende de quais serviços o seu contador atual presta para você. Por exemplo, se ele cuida da parte fiscal e da parte de recursos humanos da empresa, você não precisa dar essas informações para ele porque ele já as possui, mas a parte, por exemplo, financeira sobre pagamento dos impostos e pagamento da folha de pagamento, você precisa fornecer a ele.
Há informações que seu contador não possui, como o extrato bancário da sua empresa, as despesas pagas por ela, os comprovantes das despesas, valores de aquisições de bens, contrato de aluguel, todos os dados que não são originados pelo próprio contador. Esses você precisa entregar a ele.
E aí, tirou suas dúvidas?
Entre contato atráves da página Contato ou pelas Redes Sociais: Facebook, Instagram, Linkedin e Whatsapp.
Você gostou da matéria? Deixe sua avaliação e também compartilhe nas Redes Sociais.
Não deixe de acessar nosso Blog, sempre trazemos novidades pra você!