Nesta segunda-feira, o jornal Valor Econômico divulgou o estudo do Banco Mundial, que afirmou o seguinte: se as regras para concessão de aposentadorias e pensões não mudarem no país, a idade mínima para a aposentadoria em 2040 será de 72 anos, e 78 anos em 2060. Saiba mais a seguir.
Segundo o Banco Mundial, mesmo com as alterações feitas pela reforma da Previdência, “serão necessários novos ajustes nas regras de concessão de aposentadorias e pensões”. O estudo sugere a adoção de novas regras para evitar que seja preciso aumentar a idade mínima para 78 anos, conforme projeção com base nas regras atuais.
Ainda conforme o Banco, é impossível continuar compensando o envelhecimento da população apenas com aumentos da idade mínima. O estudo também mostrou que apenas 56,4% da população economicamente ativa no Brasil fez, pelo menos, uma contribuição, em 2020, para o Regime Geral da Previdência (RGPS).
Segundo especialistas, algumas das possibilidades para evitar o aumento da idade mínima são:
O envelhecimento acelerado dos brasileiros em comparação a outros países também foi destaque: “a Europa, por exemplo, duplicou a taxa de dependência [razão de idosos com 65 anos ou mais sobre a população de 20 a 64 anos] de 15 para 30 em 70 anos. Nos países da América Latina e Caribe, a taxa de dependência dobrará em 25 anos”.
No Brasil, por sua vez, a previsão é de que isso ocorra em 23 anos. Segundo a análise, os países europeus tiveram muito mais tempo para ajustar suas políticas, inclusive de Previdência, do que o Brasil terá.
Entre contato através da página Contato ou pelas Redes Sociais: Facebook, Instagram, Linkedin e Whatsapp.
Você gostou da matéria? Deixe sua avaliação e também compartilhe nas Redes Sociais.
Não deixe de acessar nosso Blog, sempre trazemos novidades para você!