Ter ou não uma conta de pessoa jurídica é um questionamento recorrente, principalmente dos empreendedores que abriram suas empresas e não possuem funcionários registrados. Neste conteúdo iremos esclarecer essa dúvida e te ajudar com todos os pontos referentes ao tema e respondendo à dúvida se é ou não é obrigatório ter conta PJ.
Apesar de não existir uma lei que obrigue as empresas a terem uma conta Pessoa Jurídica, é muito importante separar e organizar os gastos da empresa e, com a conta PJ, você pode evitar algumas dores de cabeça. Entenda alguns dos motivos:
Não separar os gastos pessoais dos gastos da empresa ainda é algo recorrente e. Se esse é o seu caso, você talvez esteja colocando em risco a sua empresa e o capital dos sócios também.
A Pessoa Jurídica é considerada uma entidade separada dos sócios da empresa. Porém, ao identificar que os patrimônios se misturam, pode ocorrer Confusão Patrimonial, e esta divisão é prejudicada. Então, para não perder a proteção da Pessoa Física e ter o patrimônio pessoal protegido, mantenha sempre gastos pessoais separados dos gastos da empresa.
Não misturar as finanças pessoais é o primeiro passo. Um dos princípios contábeis é o de entidade, que define que uma Pessoa Jurídica não se mistura ao seu proprietário. Assim, o fisco irá considerar que você e sua empresa são entidades separadas e irá tratar ambos de forma distinta.
E como evitar esta confusão? Não pague qualquer tipo de despesa pessoal através da Conta PJ. Para despesas como internet, cartão de crédito pessoal, etc, o valor deve ser transferido para uma conta Pessoa Física e então o pagamento efetuado por lá.
Acima de tudo, com esta separação você consegue acompanhar de forma mais clara como anda a saúde financeira da empresa. É preciso estipular os gastos, inclusive com impostos e taxas. Desta forma, será possível manter um fluxo de caixa da empresa e ter controle do que são suas despesas recorrentes. Aí também vem a importância fundamental de segregar a conta corrente dos sócios com a conta da empresa. Outra questão é também manter o valor correto dos dividendos que podem ser distribuídos.
Algumas empresas realizam o pagamento de produtos e serviços prestados apenas em contas PJ. Em muitos casos você pode não receber o pagamento se não tiver uma conta bancária no nome da empresa.
Lembre-se sempre de perguntar para os seus clientes de que forma eles pagarão o valor do seu produto ou do serviço prestado. A abertura de uma conta Pessoa Jurídica pode levar alguns dias e, desta forma, você evita de não receber pagamentos por não ter uma conta bancária em nome da empresa.
Todo mês as movimentações da conta devem ser enviadas para a plataforma de contabilidade para que você faça o fechamento contábil. As informações necessárias estão sempre no seu extrato bancário. Portanto, com uma conta PJ, todas as despesas e gastos com impostos da empresa estão em um mesmo lugar. Posteriormente, será só exportar e enviar para a plataforma contábil ou para o seu contador.
Com a conta PJ é muito mais fácil encontrar opções de crédito no mercado. Além da possibilidade de obter maior quantidade de linhas de crédito e com um valor reduzido, pode ser obrigatório ter uma conta PJ para receber dos valores contratados, ou seja, ter uma conta para a sua empresa pode também aumentar as chances de conseguir uma linha de crédito para ela.
Hoje você já pode contar com a facilidade de uma conta PJ digital. Como vimos, não é obrigatório ter uma conta PJ, mas ela facilita a rotina da sua empresa. As Contas PJ digitais têm menos burocracia e, acima de tudo, são mais econômicas.
Veja mais vantagens deste tipo de conta:
Você ainda possui alguma dúvida?
Entre contato atráves da página Contato ou pelas Redes Sociais: Facebook, Instagram, Linkedin e Whatsapp.
Você gostou da matéria? Deixe sua avaliação e também compartilhe nas Redes Sociais.
Não deixe de acessar nosso Blog, sempre trazemos novidades pra você!