É muito comum ouvir falar em avaliação econômica de empresas (business valuation, em inglês) quando pensamos em empresas grandes, geralmente de capital aberto ou startups de grande potencial de crescimento.
Por outro lado, não é tão comum ficar sabendo que alguma pequena e média empresa (PME) fez o devido valuation.
Você deve estar se perguntando: “é verdade, por que esse tipo de prática não acontece mais frequentemente no mundo das PMEs?”
Geralmente isso se deve por conta de dois motivos simples:
Antes de fundar a Valutech, grande parte dos pequenos e médios empresários que me procurava não fechava o serviço por conta do valor dos honorários.
E não tem como julgar esse tipo de decisão: quando uma empresa não possui um faturamento expressivo, faz sentido investir em um valuation sem antes saber se sua empresa vale o que você espera que ela valha?
O lado bom, seguindo o raciocínio do exemplo acima, é que não será investido um valor extremamente alto, sobrará verba para outras coisas.
O lado ruim é que nenhum tipo de informação sólida sobre valor será descoberta, o que poderia ajudar e muito em uma eventual negociação.
Acontece que o valuation nada mais é do que conhecimento transformado em poder.
Isso mesmo, quando seu cliente estiver em mãos com um relatório de valuation sólido, ele poderá tomar decisões estratégicas de maneira muito mais segura.
Isso significa que ele se sentirá mais confiante em conseguir o valor justo pela sua empresa, e até mesmo contra-argumentar eventuais propostas ruins.
Ou seja, o valuation é uma ferramenta que possibilita que você tenha elementos para elevar uma negociação até atingir o valor desejado.
E você fazendo parte desse processo, seu relacionamento com seu cliente poderá chegar a um novo patamar.
Fiquem conosco e descubra ainda mais sobre esse incrível assunto, sendo o valuation de PMEs.
Agora vamos para o que interessa.
Vamos citar alguns exemplos, muito, além disso, comum, sendo justamente quando o empresário deseja vender a empresa:
Entender o valor atual da empresa é muito importante não só para saber se a administração do negócio está sendo bem sucedida como também é o ponto de partida para planejamentos de expansão e outros motivos.
Esse é um dos motivos mais frequentes. A sociedade deseja descobrir quanto as cotas valem de verdade, para que nenhuma das partes seja penalizada, pois nem sempre o que consta no contrato social ou nos documentos contábeis é necessariamente o valor que corresponde ao valor da sociedade.
Muitos gostam de financiar a empresa mediante terceiros. Seja para expandir a empresa, tocar algum projeto, pagar outras dívidas, com dinheiro para investir, as opções são inúmeras.
Sem esse tipo de informação, você poderá vender seu maior ativo por um valor que não faça muito sentido, o que pode gerar grandes prejuízos ou arrependimentos.
É incrível como é comum conversar com donos de pequenos negócios e perceber que estes acham que o maior ativo que eles possuem seja talvez suas próprias residências.
Muitos também optam pela liquidação e baixa da empresa na hora de se aposentar, mesmo quando uma empresa é lucrativa.
Fazer o valuation da sua empresa pensando na aposentadoria, e ir trabalhando a venda com profissionais sérios pode ser a diferença entre uma aposentadoria difícil e uma aposentadoria confortável, onde ainda é possível deixar bens para as próximas gerações.
Não é surpresa para ninguém que muitas empresas são avaliadas judicialmente com o único intuito de arrecadar mais impostos.
Também existem casos onde uma das partes possui forte viés e desejo para a avaliação ser super ou sub avaliada.
Um relatório coerente e bem embasado pode facilitar muito a vida de quem busca um valuation justo, para não prejudicar nenhuma das partes.
Essa informação não é tão difundida no mundo das PMEs, mas se o seu negócio possui marca registrada, ela possui valor.
Uma prestadora de serviços, por exemplo, ou uma empresa com uma boa margem de lucro, pode ter um valor de marca acima das expectativas dos donos.
Se as metodologias corretas forem empregadas, o resultado pode ser fantástico.
O valuation como ferramenta foi desenvolvido para facilitar a tomada de decisões estratégicas por parte dos donos do negócio.
Existem muitos motivos para se buscar uma avaliação da empresa, caso não tenha sido listada ainda, o valuation pode contribuir positivamente.
Imagine que seu cliente procurou você, afinal, você é o contador de confiança desse cliente e nada mais coerente que ele comece essa jornada com você, certo?
Qual seria a sua abordagem nesse caso?
Efetuaria a avaliação através do método contábil e então deixaria de lado o valor real de vários ativos que não são identificados da maneira correta nos documentos contábeis?
Se você seguir utilizando a metodologia normalmente usada, alguns pontos negativos serão incorporados à avaliação, tais como:
Você domina as metodologias mais utilizadas em negociação? Pois o método book value tradicional é pouco utilizado nessas horas.
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