O brasileiro tem habilidade para empreender. Muitos tomam a decisão de abrir o próprio negócio por necessidade, mas percebem que têm as características de um bom empresário e tomam gosto. Porém, mesmo com o mercado aquecido e em crescimento, nem sempre os empreendedores conseguem o lucro esperado. Menos ainda sabem como obter mais lucro.
Esse é um problema comum em diversas as companhias. O dimensionamento inadequado das necessidades financeiras do negócio é uma das principais razões para que muitas empresas fechem as portas em menos de dois anos, segundo dados do Sebrae.
Todos os empresários querem economizar e vender mais, mas crescer não significa ter lucratividade. Se você está nessa situação, confira neste artigo como obter mais lucro, estabelecer metas e alcançar o sucesso esperado. Boa leitura!
Há vários fatores que influenciam no tempo médio para que um negócio comece a lucrar. Entre eles estão o capital investido na abertura, o potencial do mercado em que a empresa ela está inserida, a experiência dos sócios no mercado e o dia a dia da companhia.
Por tudo isso, não há um prazo definitivo que sirva para todas as firmas. É comum que o ponto de equilíbrio das finanças só seja alcançado após alguns meses ou anos. Só a partir daí os empreendedores começam a ter o retorno do investimento e a notar a lucratividade. Por ser um processo que leva tempo, é necessário que você tenha paciência.
De acordo com o levantamento do Sebrae, 23,4% das companhias abertas no Brasil fecham as portas em até 2 anos. Isso faz com que o país perca, aproximadamente, R$ 22,3 bilhões por ano. As microempresas são as que mais sofrem para sobreviver.
Entre as razões para o fechamento precoce das empresas brasileiras podemos citar a falta de planejamento sobre o negócio, a baixa negociação de prazos com fornecedores, a ausência de empréstimo bancário, além de falhas na gestão — como não aperfeiçoar os produtos, não se atualizar e deixar de investir em capacitação da mão de obra.
O primeiro passo para que a sua empresa seja lucrativa é conhecer em detalhes todos os processos relacionados às finanças da companhia, os contratos assinados com os fornecedores, as entradas de matéria-prima e saída de produtos.
Para saber e controlar tudo isso é fundamental ter um plano de negócios para mapear oportunidades, atingir novos consumidores, conseguir novos investimentos e possíveis parceiros e fornecedores. O plano também auxilia o empreendedor a entender melhor sobre o mercado em que ele atua.
Outra sugestão para que a sua empresa seja mais lucrativa é dimensionar a estrutura dos seus custos fixos de acordo com o tamanho do negócio. Se os gastos estiverem elevados demais em relação à real capacidade financeira da companhia, você vai consumir a sua margem. Fique atento!
Também é muito importante observar as contas a receber, já que o aumento de vendas tem impacto direto nesse ponto. É possível que grande parte da sua margem esteja acumulada no crédito concedido a clientes ou em valores que serão repassados futuramente.
Após compreender os processos financeiros e os custos da sua empresa, é necessário detalhar o perfil do cliente. Ao saber quais produtos e serviços ele precisa, você pode oferecê-los para obter mais lucro e agregar valor ao que você já disponibiliza.
Lembre-se de que não aperfeiçoar seus produtos é uma das razões para que as organizações não sobrevivam mais do que 2 anos. Além disso, conhecer melhor o seu cliente ajudará na próxima dica. Veja!
Atribuir o valor errado ao seu produto pode reduzir a margem de lucro da sua empresa. Por isso é tão importante conhecer os seus custos fixos. Com essas informações e tudo o que você descobriu sobre o seu consumidor é possível identificar se há espaço para aumentar os preços que você pratica ou se está na hora de conceder descontos para os clientes.
Um outro ponto que pode estar consumindo a sua lucratividade sem que você perceba é o estoque. Afinal, a tendência de quem tem crescimento de vendas é comprar mais produtos e diversificar o portfólio.
No entanto, para equilibrar a situação, você deve fazer a correta gestão de estoque, avaliar quais produtos têm maior procura e aqueles que têm baixa demanda. Com isso, será possível adequar as vendas e as compras para manter o seu lucro e não perder dinheiro com itens acumulados ou fora do prazo de validade.
Empresas novas — ou que estão em crescimento — podem ter uma parte significativa da lucratividade sendo redirecionada para investimentos, seja de estruturação do negócio, seja de aperfeiçoamento dos produtos ou da capacitação e atualização da mão de obra.
Utilizar parte do lucro para novos investimentos é fundamental para todas as companhias. No entanto, é importante ter cuidado com o montante aplicado para que isso não prejudique a saúde financeira do negócio.
Assim como a precificação, a estratégia de descontos nos produtos não pode ser feita de forma aleatória — pois isso gera o risco de reduzir ou até mesmo de eliminar a margem de lucro.
Em alguns casos, as vendas ficam aquecidas porque os descontos foram estipulados de forma arbitrária, mas o preço final dos produtos não alcançam os custos e isso desequilibra o caixa. Por isso, estude bastante antes de oferecer descontos aos seus clientes.
Um ponto delicado e problemático em muitas companhias diz respeito à retirada dos sócios: não é raro que eles retirem valores superiores à capacidade do negócio. Isso tende a acontecer também em micro e pequenas empresas nas quais as contas pessoais dos empreendedores não estão separadas de forma clara das contas empresariais.
Você sabia que os seus concorrentes podem dar boas ideias de como aumentar a lucratividade? Basta considerar os preços e os produtos que eles estão oferecendo. Avaliar esses dois itens ajudará na sua precificação e na escolha de ofertas.
Não conseguir a lucratividade esperada pode ser muito frustrante. No entanto, após observar todas essas dicas ficará mais fácil encontrar uma estratégia de como obter mais lucro. Estabeleça metas para incluir essas sugestões na rotina da sua empresa e veja os seus resultados melhorarem rapidamente!
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